HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental “o ensino e a aprendizagem da história envolvem uma distinção básica entre o saber histórico [...] e o saber histórico escolar” (PCNEF, 1996, p. 29). Sobre a diferença entre o saber histórico e o saber histórico escolar, julgue os itens abaixo:
I O saber histórico diz respeito ao campo da pesquisa e produção de conhecimentos sob o domínio dos especialistas.
II Tanto o saber histórico quanto o saber histórico escolar fundamentam-se à forma das representações sociais construídas pela vivência dos sujeitos no campo educação.
III O saber histórico escolar refere-se à reelaboração do conhecimento produzido no campo da pesquisa, a partir da mediação pedagógica professor/aluno.
IV O campo da produção historiográfica, de reconstrução e escrita da história é relativo ao saber histórico.
V Excluindo as diversas fontes de informação veiculadas pela comunidade e pelos meios de comunicação, o saber histórico escolar diz respeito somente ao conhecimento produzido no campo da mediação didático-pedagógica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
II, IV e V.
I e IV.
II e V.
I, III e IV.
III, somente.
No século XVII, as ideias racionalistas e empiristas, associadas ao renascimento científico, influenciaram os pedagogos, cada vez mais interessados pelo método e pelo realismo em educação. A ênfase maior estava na busca de métodos diferentes, a fim de tornar a educação mais agradável e ao mesmo tempo eficaz na vida prática. Sobre a pedagogia realista, julgue as assertivas a seguir.
A pedagogia realista contrariava a educação antiga, excessivamente formal e retórica.
PORQUE
A pedagogia realista privilegiava o rigor das ciências metafísicas, buscando reiterar a tendência formal própria do educação aristotélico-escolástica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
O famoso Davi, de Michelangelo (1475-1564), ilustra o maior paradigma visual do novo conceito de homem, como “o maior milagre do Universo”, constituindo a nova chave de leitura da mentalidade renascentista. No Renascimento, o homem torna-se o sujeito de sua história e, por isso, adquire a dimensão processual da dinamicidade e da provisoriedade.
Sobre o humanismo renascentista e o resgate das dimensões constitutivas do ser humano, assinale a alternativa CORRETA.
A ênfase na liberdade e na autonomia humana ilustrava a ascensão do ateísmo e o descaso com o dogmatismo que sustentava o mundo religioso.
O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
O desejo de autenticidade estética sugeria o fortalecimento dos valores tradicionais que identificam o homem como sujeito essencialmente espiritual.
O reconhecimento da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
A ênfase na dimensão espiritual do homem destacava a superioridade da fé e a subordinação da razão à verdade acolhida como revelação divina.
As contínuas guerras do período republicano e as consequentes incorporações de terras conquistadas nos conflitos tiveram o efeito de confirmar o caráter agrário da nação romana, desenvolvendo entre os romanos um forte ideal militar. Com a intensificação das guerras, os soldados romanos passaram a ser mais leais aos seus generais do que ao próprio Estado, e as manobras dos generais em busca de poder demonstravam as fragilidades da República.
Acerca das características sociais e políticas do Império Romano, julgue as afirmativas que seguem.
I A administração dos extensos domínios romanos foi reorganizada tendo em conta a maior centralização do poder do imperador.
II A permanência dos órgãos administrativos da República impôs limitações burocráticas ao poder político do imperador.
III O “período de paz” pôs fim às contínuas guerras de expansão territorial, incitando a valorização das atividades filosóficas.
IV O imperador era adorado como um dos deuses romanos e sua autoridade derivava especialmente do temor que inspirava.
V A supressão da escravidão permitiu a distribuição igualitária das riquezas e a superação da desigualdade entre os cidadãos romanos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III e IV.
I e IV.
IV e V.
II e IV.
I e III.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega. Sobre a Paideia, julgue os itens abaixo:
I A Paideia constitui-se como a formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
II Apoiando-se sobre o exercício superior das virtudes, a Paideia, como ideal educativo, constitui-se como uma formação possível apenas para quem praticasse a pobreza material e a renúncia política.
III A Paideia não pode ser vista apenas como educação intelectual voltada para o exercício da razão, mas como um processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I e II.
II, somente.
I e III.
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:
As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.
A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.
A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.
As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.
As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega.
Sobre a Paideia, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
II, IV e V.
I e IV.
II e V.
I, III e IV.
III, somente.
No século XVII, as ideias racionalistas e empiristas, associadas ao renascimento científico, influenciaram os pedagogos, cada vez mais interessados pelo método e pelo realismo em educação. A ênfase maior estava na busca de métodos diferentes, a fim de tornar a educação mais agradável e ao mesmo tempo eficaz na vida prática. Sobre a pedagogia realista, julgue as assertivas a seguir.
A pedagogia realista contrariava a educação antiga, excessivamente formal e retórica.
PORQUE
A pedagogia realista privilegiava o rigor das ciências metafísicas, buscando reiterar a tendência formal própria do educação aristotélico-escolástica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
O famoso Davi, de Michelangelo (1475-1564), ilustra o maior paradigma visual do novo conceito de homem, como “o maior milagre do Universo”, constituindo a nova chave de leitura da mentalidade renascentista. No Renascimento, o homem torna-se o sujeito de sua história e, por isso, adquire a dimensão processual da dinamicidade e da provisoriedade.
Sobre o humanismo renascentista e o resgate das dimensões constitutivas do ser humano, assinale a alternativa CORRETA.
A ênfase na liberdade e na autonomia humana ilustrava a ascensão do ateísmo e o descaso com o dogmatismo que sustentava o mundo religioso.
O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
O desejo de autenticidade estética sugeria o fortalecimento dos valores tradicionais que identificam o homem como sujeito essencialmente espiritual.
O reconhecimento da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
A ênfase na dimensão espiritual do homem destacava a superioridade da fé e a subordinação da razão à verdade acolhida como revelação divina.
As contínuas guerras do período republicano e as consequentes incorporações de terras conquistadas nos conflitos tiveram o efeito de confirmar o caráter agrário da nação romana, desenvolvendo entre os romanos um forte ideal militar. Com a intensificação das guerras, os soldados romanos passaram a ser mais leais aos seus generais do que ao próprio Estado, e as manobras dos generais em busca de poder demonstravam as fragilidades da República.
Acerca das características sociais e políticas do Império Romano, julgue as afirmativas que seguem.
I A administração dos extensos domínios romanos foi reorganizada tendo em conta a maior centralização do poder do imperador.
II A permanência dos órgãos administrativos da República impôs limitações burocráticas ao poder político do imperador.
III O “período de paz” pôs fim às contínuas guerras de expansão territorial, incitando a valorização das atividades filosóficas.
IV O imperador era adorado como um dos deuses romanos e sua autoridade derivava especialmente do temor que inspirava.
V A supressão da escravidão permitiu a distribuição igualitária das riquezas e a superação da desigualdade entre os cidadãos romanos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III e IV.
I e IV.
IV e V.
II e IV.
I e III.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega. Sobre a Paideia, julgue os itens abaixo:
I A Paideia constitui-se como a formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
II Apoiando-se sobre o exercício superior das virtudes, a Paideia, como ideal educativo, constitui-se como uma formação possível apenas para quem praticasse a pobreza material e a renúncia política.
III A Paideia não pode ser vista apenas como educação intelectual voltada para o exercício da razão, mas como um processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I e II.
II, somente.
I e III.
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:
As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.
A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.
A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.
As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.
As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega.
Sobre a Paideia, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
O famoso Davi, de Michelangelo (1475-1564), ilustra o maior paradigma visual do novo conceito de homem, como “o maior milagre do Universo”, constituindo a nova chave de leitura da mentalidade renascentista. No Renascimento, o homem torna-se o sujeito de sua história e, por isso, adquire a dimensão processual da dinamicidade e da provisoriedade.
Sobre o humanismo renascentista e o resgate das dimensões constitutivas do ser humano, assinale a alternativa CORRETA.
A ênfase na liberdade e na autonomia humana ilustrava a ascensão do ateísmo e o descaso com o dogmatismo que sustentava o mundo religioso.
O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
O desejo de autenticidade estética sugeria o fortalecimento dos valores tradicionais que identificam o homem como sujeito essencialmente espiritual.
O reconhecimento da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
A ênfase na dimensão espiritual do homem destacava a superioridade da fé e a subordinação da razão à verdade acolhida como revelação divina.
As contínuas guerras do período republicano e as consequentes incorporações de terras conquistadas nos conflitos tiveram o efeito de confirmar o caráter agrário da nação romana, desenvolvendo entre os romanos um forte ideal militar. Com a intensificação das guerras, os soldados romanos passaram a ser mais leais aos seus generais do que ao próprio Estado, e as manobras dos generais em busca de poder demonstravam as fragilidades da República.
Acerca das características sociais e políticas do Império Romano, julgue as afirmativas que seguem.
I A administração dos extensos domínios romanos foi reorganizada tendo em conta a maior centralização do poder do imperador.
II A permanência dos órgãos administrativos da República impôs limitações burocráticas ao poder político do imperador.
III O “período de paz” pôs fim às contínuas guerras de expansão territorial, incitando a valorização das atividades filosóficas.
IV O imperador era adorado como um dos deuses romanos e sua autoridade derivava especialmente do temor que inspirava.
V A supressão da escravidão permitiu a distribuição igualitária das riquezas e a superação da desigualdade entre os cidadãos romanos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III e IV.
I e IV.
IV e V.
II e IV.
I e III.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega. Sobre a Paideia, julgue os itens abaixo:
I A Paideia constitui-se como a formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
II Apoiando-se sobre o exercício superior das virtudes, a Paideia, como ideal educativo, constitui-se como uma formação possível apenas para quem praticasse a pobreza material e a renúncia política.
III A Paideia não pode ser vista apenas como educação intelectual voltada para o exercício da razão, mas como um processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I e II.
II, somente.
I e III.
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:
As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.
A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.
A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.
As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.
As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega.
Sobre a Paideia, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
A ênfase na liberdade e na autonomia humana ilustrava a ascensão do ateísmo e o descaso com o dogmatismo que sustentava o mundo religioso.
O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
O desejo de autenticidade estética sugeria o fortalecimento dos valores tradicionais que identificam o homem como sujeito essencialmente espiritual.
O reconhecimento da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
A ênfase na dimensão espiritual do homem destacava a superioridade da fé e a subordinação da razão à verdade acolhida como revelação divina.
As contínuas guerras do período republicano e as consequentes incorporações de terras conquistadas nos conflitos tiveram o efeito de confirmar o caráter agrário da nação romana, desenvolvendo entre os romanos um forte ideal militar. Com a intensificação das guerras, os soldados romanos passaram a ser mais leais aos seus generais do que ao próprio Estado, e as manobras dos generais em busca de poder demonstravam as fragilidades da República.
Acerca das características sociais e políticas do Império Romano, julgue as afirmativas que seguem.
I A administração dos extensos domínios romanos foi reorganizada tendo em conta a maior centralização do poder do imperador.
II A permanência dos órgãos administrativos da República impôs limitações burocráticas ao poder político do imperador.
III O “período de paz” pôs fim às contínuas guerras de expansão territorial, incitando a valorização das atividades filosóficas.
IV O imperador era adorado como um dos deuses romanos e sua autoridade derivava especialmente do temor que inspirava.
V A supressão da escravidão permitiu a distribuição igualitária das riquezas e a superação da desigualdade entre os cidadãos romanos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III e IV.
I e IV.
IV e V.
II e IV.
I e III.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega. Sobre a Paideia, julgue os itens abaixo:
I A Paideia constitui-se como a formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
II Apoiando-se sobre o exercício superior das virtudes, a Paideia, como ideal educativo, constitui-se como uma formação possível apenas para quem praticasse a pobreza material e a renúncia política.
III A Paideia não pode ser vista apenas como educação intelectual voltada para o exercício da razão, mas como um processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I e II.
II, somente.
I e III.
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:
As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.
A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.
A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.
As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.
As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega.
Sobre a Paideia, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
III e IV.
I e IV.
IV e V.
II e IV.
I e III.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega. Sobre a Paideia, julgue os itens abaixo:
I A Paideia constitui-se como a formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
II Apoiando-se sobre o exercício superior das virtudes, a Paideia, como ideal educativo, constitui-se como uma formação possível apenas para quem praticasse a pobreza material e a renúncia política.
III A Paideia não pode ser vista apenas como educação intelectual voltada para o exercício da razão, mas como um processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I e II.
II, somente.
I e III.
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:
As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.
A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.
A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.
As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.
As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega.
Sobre a Paideia, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
II e III.
III, somente.
I e II.
II, somente.
I e III.
A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando-se, como principais, os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Neste quadro, a educação de cada povo surge através de sua história como um signo cultural que prevalece com o decorrer do tempo. Sobre as características da educação e da pedagogia nas sociedades da Antiguidade Oriental, é CORRETO afirmar que:
As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.
A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.
A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.
As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.
As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega.
Sobre a Paideia, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
As práticas pedagógicas nas sociedades da Antiguidade Oriental, igualmente acessíveis a todos os cidadãos, enfatizavam a educação crítica e reflexiva da realidade com o objetivo de promover a vida política.
A educação nas sociedades da Antiguidade Oriental, a exemplo das comunidades primitivas, era igualitária e difusa, e, por isso, acessível a todos.
A educação, ministrada difusa e igualmente nas sociedades da Antiguidade Oriental, tinha como objetivo a promoção da mobilidade social dos sujeitos.
As mulheres, embora confinadas no lar, tinham acesso à educação oferecida pelos sacerdotes que ofereciam a instrução da cultura e o conhecimento da escrita.
As orientações sobre como educar eram extraídas dos livros sagrados, que ofereciam as regras ideais de conduta, a partir das prescrições religiosas e morais.
Ao longo da história da Filosofia a palavra grega Paideia foi traduzida tanto para designar a formação integral do homem quanto para referir-se ao estado de coisas que constitui de forma ampla e complexa a cultura grega.
Sobre a Paideia, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
Estabelece o exercício superior das virtudes, constituindo-se como modelo de educação possível apenas para quem pratica a pobreza material e a renúncia política.
Sustenta a formação do homem-guerreiro, ligando-se à ideologia militar e enfatizando somente a educação do corpo por meio da ginástica.
Constitui o fenômeno da formação integral do homem, levando em consideração a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes).
Aspira a legitimação das práticas de poder, valorizando a educação retórica (a arte de argumentar) e acentuando apenas o caráter político da formação do cidadão.
Revela um fenômeno educativo voltado apenas para a intelectualidade e o exercício da razão, em detrimento do processo que considera o homem em todos os seus diferentes aspectos.
Sobre a importância do estudo da história, Aranha (2004, p. 17) assim se pronuncia: “pensar o passado não deve ser visto como exercício de saudosismo, mera curiosidade e erudição. O passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e projetar o futuro”. Isto posto, assinale a alternativa CORRETA:
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
A educação é um fenômeno fora do tempo e, por isso, o estudo da história limita as práticas pedagógicas isolando-as no contexto dos sujeitos e dos fatos históricos.
O uso instrumental da memória é de fundamental importância ao estudo da história, uma vez que o seu ensino é baseado na reprodução dos fatos históricos.
O homem é um ser histórico, isto é, vive mergulhado no tempo e é pela ação transformadora da história que ele tece a sua trajetória individual e coletiva.
O homem é um ser abstrato e, ainda que a sua materialidade esteja inserida no contexto histórico de suas práticas, as suas ações esgotam-se, sempre, no tempo em que se realizam.
Os diferentes objetivos e formas dadas às ações educativas ao longo da história inviabilizam a construção de uma visão da história como processo.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)
Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.
PORQUE
O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
A decadência do Império Romano do Ocidente fez surgir, a partir do século V, uma nova estruturação da vida social europeia, dando origem à chamada Idade Média. Segundo o professor e filósofo Alfredo Storck, "descrever a filosofia medieval é descrever um fenômeno complexo", haja vista que a cultura medieval é um amálgama de elementos greco-romanos, germânicos e cristãos.
Sobre a educação sociedade medieval, é CORRETO afirmar que:
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.
as escolas monacais, criadas com a finalidade pedagógica de educação dos novos monges, focavam as práticas de ensino na instrução para o trabalho e os ofícios manuais.
a decadência da organização social na Idade Média não atingiu as escolas, uma vez que a oferta do ensino respondia, sobretudo, a uma demanda de formação para o trabalho no campo.
o renascimento carolíngio marcou uma importante reforma na educação medieval. A escola palatina passou a ser a responsável pela difusão dos novos estudos nas escolas monacais e paroquiais.
ao retomarem a filosofia platônica, os pensadores da Escolástica destacaram temas como o conhecimento e a moral adaptando-os à ótica cristã.
os cristãos medievais concebiam o homem como um sujeito ativo na construção do conhecimento e a fé constituía apenas um recurso de transcendência material.